Saneamento

Prefeitura e Estado dão mais um passo para manter os serviços da Corsan em Santa Maria

Lizie Antonello

A assinatura do convênio entre a Secretaria de Obras, Saneamento e Habitação do Estado e a prefeitura de Santa Maria está prevista para esta sexta-feira. O convênio é mais um passo em direção ao contrato que o município e a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) pretendem firmar nos próximos dias pelas próximas três décadas.

Conclusão da obra da rede de esgoto de Camobi é uma das exigências da  prefeitura prevista no futuro contrato Foto: Lucas Amorelli / New Co DSM

A prefeitura aguarda parecer do setor jurídico da estatal para dar andamento à assinatura do contrato definitivo, que irá prever a prestação dos serviços de abastecimento de água potável, incluindo captação, tratamento, adução e distribuição da água e a operação dos serviços de esgotamento sanitário, incluindo a coleta, transporte, tratamento e destino final de esgoto.

Contrato com Corsan prevê que toda cidade terá rede de esgoto em 20 anos

O convênio que deve ser assinado nesta sexta estabelece que a empresa prestadora do serviço, no caso, é a Corsan, e que a agência reguladora (fiscalizadora) do serviço é a Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul (Agergs).

O objetivo do convênio, conforme o termo, é "assegurar a prestação de serviços adequados", ou seja, que satisfaçam "as condições de regularidade, continuidade, eficiência, segurança, atualidade, generalidade", entre outros. Também, "garantir a harmonia entre os interesses dos usuários, do município e da Corsan e zelar pelo equilíbrio econômico-financeiro do sistema de abastecimento de água potável e esgotamento sanitário."

Prefeitura faz 11 exigências para renovar contrato com a Corsan por mais 30 anos

Para a execução das atividades regulatórias, a Agergs receberá um valor anual repassado pela Corsan – o montante é previsto em regulação da agência. O convênio terá vigência pelo mesmo período do contrato entre o município e a Corsan.

Na última terça-feira, o prefeito em exercício, Sérgio Cechin, sancionou o projeto de lei que autoriza que a prefeitura estabeleça o novo contrato com a Corsan por meio desse convênio de colaboração.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

97 vagas de empregos e estágios para sexta-feira

Próximo

Inscrições para vagas remanescentes do Prouni encerram nesta sexta-feira

Geral